- Professor - Área: Geografia - 2006
Questão 38
38
Q38832
Geografia Pará - PA
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2006
Banca: Universidade da Amazônia - UNAMA
Prova: UNAMA - Prefeitura de Itaituba - Professor - Área: Geografia

O Pará constitui um dos Estados brasileiros de grande extensão territorial, existindo algumas propostas de sua fragmentação política, com a criação, dentre outros, do Estado do Tapajós. Os defensores de tal proposta argumentam que:

A

o sul do estado, onde está localizado a região do Tapajós, possui grande dinamismo econômico, devido à presença do projeto Grande Carajás, que propicia suporte financeiro para sua autonomia.

B

o oeste paraense apresenta grande produção mineral de bauxita e ouro, considerada uma das maiores do Estado, sendo também uma fronteira agrícola em expansão devido a presença do cultivo de soja. Tal potencialidade de recursos favoreceria a instalação de uma nova unidade federativa.

C

as políticas de integração nacional implantadas pelo Governo Federal na década de 1960 possibilitaram ao oeste do Pará uma eficaz integração através da rodovia Santarém-Cuiabá, tornando esta sub-região a mais próspera, dinâmica e desenvolvida da Amazônia Legal, com condições de emancipação política.

D

o processo de desconcentração que ora ocorre no espaço industrial brasileiro favoreceu a transferência de várias unidades fabris do Centro-Sul para Santarém, tornando esse município e sua área circunvizinha muito dinâmicos e com condições de auto-sustentação e conseqüente emancipação.