Considerando que o papel da escola é formar cidadãos autônomos e críticos inseridos na sociedade, cabe à Educação Física proporcionar ao futuro adulto informações suficientes para a escolha de atividades que ocupem o seu tempo livre, bem como a possibilidade do seguimento em uma futura carreira esportiva. Sobre a Educação Física enquanto componente curricular, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) De acordo com a BNCC - Base Nacional Curricular Comum, algumas das competências específicas da Educação Física para o Ensino Fundamental são experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
( ) Ainda que diante das dificuldades de inclusão e melhor aceitação e valorização da Educação Física nas escolas, decorrente, muitas vezes, da falta de espaço adequado para algumas atividades bem como de recursos, o professor de Educação Física deve, e, sobretudo, ele é capaz de ampliar o repertório dos alunos no que diz respeito às práticas corporais de movimento.
( ) Ao tematizar as práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física, não convém incluir os alunos portadores de necessidades especiais, uma vez que as suas capacidades físicas e motoras são reduzidas, bem como o risco de possíveis acidentes é aumentado. Deve-se deixá-los assistindo às aulas, participando passivamente da atividade ou apenas auxiliando o professor.
( ) Não cabe à Educação Física realizar a conscientização ambiental no contexto escolar, visto que os conteúdos ambientais e a conscientização ambiental podem e devem ser trabalhados de forma mais apropriada por outras disciplinas, como Ciências e Geografia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V – V – F – V
F – V – F – F
V – V – F – F
V – F – V – F