- Enfermeiro ESF - 2018
Questão 21
21
Q1635483
Enfermagem Epidemiologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: FUNDEP Gestão de Concursos - FUNDEP
Prova: FUNDEP - Prefeitura de Itatiaiuçu - Enfermeiro ESF

A epidemiologia atual é uma disciplina que usa métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações e para definir estratégias de prevenção e controle, sendo de grande importância para o(a) enfermeiro(a).


Com relação às ferramentas epidemiológicas que são utilizadas pelo(a) enfermeiro(a) para a mensuração de doenças, assinale a alternativa incorreta.

A

Os indivíduos que são susceptíveis a determinadas doenças, também denominados de população em risco, são considerados para o cálculo de incidência de determinado agravo.

B

Para o cálculo da prevalência, faz-se necessário o número de casos existentes, novos e velhos, de determinado agravo em um ponto do tempo.

C

A letalidade proporciona a análise da severidade de determinado agravo, sendo uma proporção de mortes entre os indivíduos expostos ao risco de adoecer em um certo período de tempo.

D

A principal desvantagem do uso da taxa de mortalidade geral é o fato deste indicador não considerar que o risco de morrer varia conforme sexo, idade, raça, classe social, entre outros fatores.