Sobre Laudos psicológicos, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com Resolução CFP 06/2019, que aponta orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.
Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
Justifica se o paciente está apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético.
A estrutura do laudo psicológico é composta de cinco itens: Identificação; Descrição da demanda Análise; Conclusão; Referências.
Visa comunicar a atuação profissional do Psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento.
O Psicólogo deve utilizar de documentos classificatórios mundialmente reconhecidos na área da saúde mental, tais como a Classificação Internacional das Doenças (CID) ou o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) em suas edições mais atuais.