Prefeitura de Jatai - Fonoaudiólogo - 2019
Questão 66
66
Q1631012
Fonoaudiologia Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Linguagem Oral
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto Quadrix - Quadrix
Prova: Quadrix - Prefeitura de Jatai - Prefeitura de Jataí - Fonoaudiólogo

Acerca da apraxia da fala, assinale a alternativa correta.

A

Sempre haverá uma tendência a retardo mental ou a uma inabilidade de decodificação auditiva da linguagem.

B

A compreensão e a pragmática estão invariavelmente afetadas, e os achados incluem prosódia aberrante, ecolalia imediata e(ou) tardia e perseveração.

C

É definida como uma alteração na programação motora da fala, com prejuízo na precisão e na consistência dos movimentos para produzir sons, palavras, na ausência de transtorno neuromuscular. Há alteração no planejamento e(ou) programação de parâmetros espaço temporais das sequências dos movimentos, resultando em erros na produção dos sons da fala e alterações prosódicas.

D

É configurada por um desvio do desenvolvimento normal no qual há uma assincronia na aquisição dos componentes da linguagem ou déficits específicos em um ou vários aspectos linguísticos.

E

Os critérios de inclusão para a patologia implicam em perda auditiva, déficit cognitivo/intelectual, disfunção neuromotora (paralisia cerebral), distúrbios abrangentes do desenvolvimento, distúrbios do comportamento e emocionais significativos, síndromes genéticas e lesões neurológicas adquiridas, detectáveis em exames de imagem.