A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. […]
O paradigma marxista desenvolvido paralelamente ao grupo dos Annales tem como princípio o caráter científico do conhecimento histórico […].
Apesar das diferenças entre os marxistas e os adeptos dos Annales, Ciro Flamarion identifica as aproximações entre os dois grupos.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt, Ensino de História: fundamentos e métodos)
Para Ciro Flamarion, uma dessas aproximações representa
a concepção da prevalência da história das ideias sobre a questão econômica e não pensar a História como ciência.
o abandono da história centrada em fatos isolados e a tendência para a análise de fatos coletivos e sociais.
o foco na história da gênese das nações e o reconhecimento da superioridade da documentação escrita sobre as outras formas.
a defesa de que a recuperação do passado não importa para o tempo presente e que as mudanças sociais ocorrem pela ação individual.
a percepção de que a história das sociedades pode ser lida pelos modos de produção e a valorização do cultural sobre o econômico.