- Professor - Área: Geografia - 2019
Questão 31
31
Q1515835
Geografia Solos e Relevos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: FUNDEP Gestão de Concursos - FUNDEP
Prova: FUNDEP - Prefeitura de Lagoa Santa - Professor - Área: Geografia

Observe o mapa a seguir.


Distribuição mundial de áreas arenosas estáveis


CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas - Uma Introdução à Geografia Física. Trad. Francisco Eliseu Aquino et al. Porto Alegre: Bookman. 7. ed. 2012, p. 476.



As porções arenosas ativas encontradas no Planeta estão, em sua maioria, correlacionadas com áreas desérticas. Sobre essas porções arenosas, assinale a alternativa incorreta.

A

A formação do Deserto da Namíbia se explica, entre outros fatores, pela ação da corrente marítima fria de Benguela, responsável pelos baixos índices pluviométricos no sudoeste do continente africano.

B

O Deserto de Gobi, com médias térmicas anuais inferiores a 10 °C, resulta do efeito “sombra de chuva”, imposto por sua localização à sotavento da Cordilheira do Himalaia.

C

O Saara e os desertos asiáticos localizados entre os paralelos 15° e 35° formaram-se por influência de células subtropicais de alta pressão dessa mesma faixa latitudinal.

D

Os areais brasileiros representados no mapa resultam de processos de arenização e desertificação que se encontram em porções mais distantes da faixa litorânea.