- Enfermeiro - 2019
Questão 25
25
Q1229184
Enfermagem HIV/AIDS
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Estadual de Santa Catarina - UNESC
Prova: UNESC - Prefeitura de Laguna - Enfermeiro

Segundo Ministério da Saúde, estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids, divulgado no final do ano passado, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção de casos de Aids em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes, em 2017. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos. Nos últimos quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 óbitos/100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos/100 mil habitantes em 2017. A redução é resultado da garantia do tratamento para todos - lançada em 2013 -, aliada à melhoria do diagnóstico, além da ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Com relação a prevenção, assinale a alternativa que corresponde a ações propostas pelo Ministério da Saúde:

A

Em relação à prevenção, o Brasil vem diversificando as ações dentro de um conceito de prevenção única, sendo esta a distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante.

B

Em relação à prevenção, o Brasil vem diversificando as ações dentro de um conceito de prevenção combinada (uso de vários métodos), que inclui a distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como testagem rápida (incluindo fluido oral), profilaxia pós-exposição e profilaxia pré-exposição.

C

Em relação à prevenção, o Brasil vem diversificando as ações dentro de um conceito de prevenção combinada (uso de vários métodos), que inclui a venda de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como testagem rápida (incluindo fluido oral), profilaxia pós-exposição e profilaxia pré-exposição.

D

Como ação de prevenção da doença, o Ministério da Saúde oferta, desde 2018, somente a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).