Imagem de fundo

(Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-uopolfOc-W0/UDXrpUyWOsI/AAAAAAAAFfE/wfyjyCq-s...

Questão 36

(Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-uopolfOc-W0/UDXrpUyWOsI/AAAAAAAAFfE/wfyjyCq-s-M/s1417/Brasil+Logotipo.png.)


“[...] Assim, dentro de um espírito antropológico, proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada e imaginada como sendo intrinsecamente limitada e, ao mesmo tempo, soberana. Ela é imaginada porque mesmo os membros da mais minúscula das nações jamais conhecerão, encontrarão, ou sequer ouvirão falar da maioria de seus companheiros, embora todos tenham em mente a imagem viva da comunhão entre eles. [...] Na verdade, qualquer comunidade maior que a aldeia primordial do contato face a face (e talvez mesmo ela) é imaginada. [...] Imagina-se a nação limitada porque mesmo a maior delas, que agregue, digamos, um bilhão de habitantes, possui fronteiras finitas, ainda que elásticas, para além das quais existem outras nações. Nenhuma delas imagina ter a mesma extensão da humanidade. Nem os nacionalistas mais messiânicos sonham com o dia em que todos os membros da espécie humana se unirão à sua nação.”

(Anderson, Bendict. 2008, p. 33-34 e disponível em: https://www.&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&brasileiro%2F&bvm=bv.1205515q9AA&ust=1461797448587161.)


A partir do conceito e origem do nacionalismo e suas configurações ao longo da história, é correto afirmar que:

A

Ganha o mundo a partir das décadas de 1930 e 1940, com o advento dos fascismos pela Europa, principalmente na Alemanha e na Itália.

B

Começa a ser veiculado de fato no período das Grandes Navegações, sobre a Égide do capitalismo Mercantil e do contexto renascentista.

C

Seu conceito nasce em uma época em que Iluminismo e a Revolução estavam destruindo a legitimidade do reino dinástico de ordem divina.

D

No Brasil, só começa a ganhar respaldo, a partir da Proclamação da República, principalmente através das ideias positivistas de “Ordem e Progresso”.