Prefeitura de Lucena - Professor de Anos Iniciais - 2019
Questão 35
35
Q1380735
Pedagogia Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Consultoria Técnica e Planejamento LTDA - Contemax
Prova: Contemax - Prefeitura de Lucena - Prefeitura de Lucena - Professor de Anos Iniciais

TEXTO PARA A QUESTÃO 35:


“O ENSINAR e o APRENDER são processos complexos, histórica e socialmente construídos, envolvendo saberes diversificados de diferentes campos do conhecimento humano. A aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente do processo de reconstrução do conhecimento, aplicando seus esquemas operatórios de pensamento aos conteúdos estudados. Por isso a aprendizagem supõe atividade mental, pois aprender é agir e operar mentalmente, é pensar e refletir. O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando e sintetizando.”
(LIMA, Cláudia. Procedimentos didáticos. Supervisão Regional de São José do Rio Preto. In: < http://www. http://supervisaoriopreto.blogspot.com/ >).


Assinale a alternativa correta em relação aos procedimentos de ensino:

A

Os procedimentos de ensino devem ser repetitivos para que os alunos se familiarizem com os métodos de trabalho do professor.

B

Os procedimentos de ensino devem ser estáticos, pois o professor não deve fazer modificações em suas estratégias didáticas para não atrapalhar o desenvolvimento dos alunos.

C

Os procedimentos de ensino devem evitar desafios, pois é preciso que o aluno tenha um ambiente de segurança no processo de aprendizagem.

D

Os procedimentos de ensino devem estimular a reprodução exata e fiel, por parte do aluno, dos exercícios e atividades transmitidos pelo professor.

E

Os procedimentos de ensino precisam estar coerentes com os objetivos propostos e com as estratégias que o professor vai utilizar para fazer com que seus alunos compreendam o assunto trabalhado em aula.