A Declaração de Salamanca é considerada um dos principais documentos mundiais que visam a inclusão social, ao lado da Convenção de Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990). Ela é o resultado de uma tendência mundial que consolidou a educação inclusiva, e cuja origem tem sido atribuída aos movimentos de direitos humanos e de desinstitucionalização manicomial que surgiram a partir das décadas de 60 e 70.
(Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/declaracao-de-salamanca/. Adaptado.)
Sobre a Declaração de Salamanca, é INCORRETO afirmar que:
Assegura que toda pessoa com deficiência tem o direito de manifestar seus desejos quanto a sua educação, na medida de sua capacidade de estar certa disso.
Os pais têm o direito inerente de ser consultados sobre a forma de educação que melhor se ajusta às necessidades, circunstâncias e aspirações de seus filhos.
Seu princípio fundamental é de que as escolas devem acolher a todas as crianças, independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas, dentre outras.
Os estudantes com deficiência devem ser educados em escolas de ensino regular, mas em classes especiais, conforme seu desenvolvimento cognitivo, emocional, e, sempre que possível, deve ocorrer a inclusão em classes regulares.