O nervo glossofaríngeo é responsável pela sensibilidade gustativa do terço posterior da língua e pelo controle motor da faringe. Na avaliação, o fisioterapeuta pedirá ao paciente para fechar os olhos e colocar a língua para fora; depois, colocará uma bala na parte posterior da língua do paciente e pedirá para que ele identifique o objeto. Além disso, o fisioterapeuta também deverá pedir para o paciente engolir e dizer “ah”, avaliando o deslocamento da úvula para o lado mais forte. Qual sintoma o paciente apresenta em caso de lesão do nervo glossofaríngeo?
Não será capaz de identificar o paladar na parte posterior da língua nem o gosto do objeto. Além disso, também não conseguirá engolir ou apresentará desvio lateral da úvula ao dizer “ah”.
Não identificará o sabor do objeto e não apresentará paladar no terço anterior da língua.
Não conseguirá engolir ou não apresentará o reflexo de engasgo.
Apresentará desvio da língua para um dos lados ao colocá-la para fora da boca ou não será capaz de movimentar a língua para os dois lados uniformemente.
Apresentará redução da sensibilidade ao toque suave em um dos lados da face ou a incapacidade de contrair ativamente os músculos da mastigação.