Imagem de fundo

O historiador Eric J. Hobsbawm, em sua obra A Era das Revoluções, ressalta as aproximaç...

Questão 31

O historiador Eric J. Hobsbawm, em sua obra A Era das Revoluções, ressalta as aproximações entre Revolução Industrial e Revolução Francesa, apresentando-as como uma "dupla revolução" que sinalizou a “crise do velho regime (HOBSBAWM, 2012, p. 99)”, aglutinando a potência revolucionária acumulada durante o século XVIII, ao mesmo tempo que representa uma ruptura com este. Por isso ele diz que se “a economia do mundo no século XIX foi formada principalmente pela influência da revolução industrial britânica, sua política ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa (p. 97)”.


HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções, 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2012.


A respeito das revoluções na Inglaterra e na França no fim do século XVIII, é possível asseverar que:

A

Os efeitos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa atingiram igualitariamente às classes sociais, melhorando significativamente as condições de vida e trabalho da classe operária e diminuindo a distância socioeconômica entre esta e a burguesia.

B

A escassez de mão-de-obra na Grã-Bretanha para movimentar a indústria têxtil levou os empresários a importar escravos e matéria-prima das colônias ultramarinas, visto que a Inglaterra mantinha uma relação pacífica com as áreas colonizadas.

C

A Revolução Francesa teve pouca influência sobre os processos revolucionários no mundo ocidental no século XIX, como demonstra a rejeição aos ideais revolucionários franceses nos levantes que levaram à libertação da América hispânica.

D

O ideário do liberalismo teve influência direta nas revoluções na Inglaterra e na França ao fim do século XVIII, como exemplo, podemos destacar o racionalismo e a crença na ideia de progresso.