As escolas de ginástica europeias influenciaram fortemente a educação física no Brasil. A partir do século XIX, com a educação física começando a fazer parte do cotidiano escolar, as discussões passaram a girar em torno de qual método os instrutores de ginástica deveriam adotar. O debate envolvia as escolas europeias de ginástica, já que não havia um método nacional em vigor.
-
SILVA et al., 2018, p.222. (com adaptações)
-
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A escola inglesa tinha como base o desenvolvimento social, na busca de homens completos e universais. Foi o método escolhido para a educação física escolar no Brasil.
A escola sueca tinha como característica o nacionalismo e a defesa da pátria. Também se caracterizou pelo uso de aparelhos como as barras fixas e paralelas.
O primeiro método implantado no Brasil foi o da escola alemã, por volta de 1860, e foi consagrado como método oficial do Exército Brasileiro. Esse método ficou conhecido como Turnen.
A ginástica alemã foi considerada a mais adequada para ser ministrada nas escolas primárias brasileiras, por relacionar-se com a “ciência” e a medicina.
A escola francesa, baseada nas ideias liberais, deu ênfase aos esportes individuais como forma de desenvolver valores como a moral e a disciplina.