Segundo o RCNEI (1998), as crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. As crianças cultivam, conhecem, atuam, pensam e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre “como se faz, o que é, para que serve” e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. Com base nessas informações, a respeito das Artes Visuais, assinale a opção correta.
Percepção: centrada na experiência e na imitação, tendo como produtos a interpretação, improvisação, organização, criação, produtos e produtores;
Fazer artístico: centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal;
Reflexão: percepção do sentido que o objeto propõe, articulando-o tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, visando desenvolver, por meio da observação e da fruição, a capacidade de construção de sentido, reconhecimento, análise e identificação de obras de arte e de seus produtores;
Apreciação: considerado tanto no fazer artístico como na apreciação, é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e as dos artistas.