- Fisioterapeuta - 2019
Questão 24
24
Q1234560
Fisioterapia Reumatologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - Prefeitura de Matinhos - Fisioterapeuta

A intervenção em saúde com pessoas idosas requer uma abordagem ampla, multiprofissional, incluindo promoção, prevenção e reabilitação, para maximizar as habilidades funcionais. O fisioterapeuta, após avaliar os parâmetros físicofuncionais do idoso, deve prescrever uma intervenção eficaz e eficiente, baseada na evidência científica. No caso da fisioterapia em doenças reumáticas no idoso, é correto afirmar:

A

A osteoartrose é uma doença degenerativa que, quando ativa, apresenta sinais radiográficos e dor com limitação articular. Os exercícios na fase crônica da doença em idoso devem reduzir a dor, reduzir a propriocepção e aumentar a função articular e muscular.

B

No caso de artrose de joelhos em idosos, o fisioterapeuta deve proteger as articulações durante a execução de exercícios físicos, preferindo exercícios de baixo impacto, com progressivo condicionamento muscular, com exercícios de alongamento e resistência muscular.

C

A artrite reumatoide (AR) no idoso, como doença crônica, exige do fisioterapeuta uma avaliação de fatores de risco, como idade, sexo, sobrepeso e severidade da doença, prevendo-se exercícios intensos e aeróbicos, para restauração das cartilagens articulares e alívio da dor.

D

A osteoartrose na região cervical apresenta limitações álgicas e de movimento da cabeça. O fisioterapeuta deve usar, desde a fase aguda, colar cervical, repouso intermitente e exercícios intensos de fortalecimento muscular, para restaurar precoce e completamente a cartilagem articular.

E

A fisioterapia na artrite reumatoide (AR), uma doença comum nos idosos, na sua intervenção em fase aguda, deve indicar o uso terapêutico de calor profundo nos segmentos distais de membro superior e inferior, além de prescrever exercícios de grandes amplitudes articulares.