- Fisioterapeuta - 2019
Questão 39
39
Q1234578
Fisioterapia Estratégia em Saúde da Família
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - Prefeitura de Matinhos - Fisioterapeuta

Na Unidade Básica de Saúde, o fisioterapeuta recebe uma senhora de 32 anos, em sua primeira gestação, de 24 semanas, sem restrições associadas. Atualmente é professora na creche municipal, da sala de pré-escola, que tem crianças de 3 a 4 anos. A respeito das orientações fisioterapêuticas sobre exercícios na gestação e cuidados preventivos adequados, considere as seguintes afirmativas:

1. O fisioterapeuta deve considerar uma avaliação funcional do sistema muscular e ósseo, observando os hábitos posturais da gestante, e então ter como objetivo terapêutico principal a correção postural da cervical, com orientações de como deitar e como se posicionar no trabalho com crianças.

2. Após avaliação, o fisioterapeuta indica exercícios em grupo, direcionados para percepção postural e respiratória, massagens com orientações de como relaxar e ter intervalos de descanso na creche.

3. Sobre exercícios diários de caminhada e corrida, a prescrição deve atender à demanda da gestante, desde que não tenha contraindicação clínica, quanto à intensidade e duração dos percursos, evitando terrenos íngremes.

4. É indicado para a gestante ter cuidado no agachar de forma brusca no trabalho na creche, devendo o programa de exercícios incluir a região de assoalho pélvico, sendo indicada a prática de exercícios todas as noites.

Assinale a alternativa correta.

A

Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

B

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

C

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

D

Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

E

As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.