O livro “Professores do Brasil: impasses e desafios”, coordenado por Bernadete Gatti (2009), apresenta uma abrangente pesquisa sobre a condição docente envolvendo diversos aspectos, como as condições de trabalho, a formação, carreira e a remuneração. Sobre os aspectos levantados na pesquisa, considere:
I- Entre 2001 e 2006 ocorre uma expansão dos cursos presenciais de literatura. A iniciativa privada detém a maior parte das matrículas, mas o poder público se compromete mais com a formação de professores do que se comprometia em décadas anteriores.
II- A condição de remuneração de professores no Brasil é desigual em diferentes níveis de ensino. Em algumas regiões, como o nordeste, a remuneração tem sido sistematicamente baixa. Já em municípios economicamente desenvolvidos a remuneração é melhor, mas mesmo assim não são competitivos no campo das opções e são desestimulantes perante o custo de vida.
III- Com relação aos planos de carreira, constata-se que a maior parte dos planos considera como fator de progressão na carreira apenas o tempo de serviço ou mudança de função. Geralmente, os planos de carreira não oferecem estímulo à permanência na docência.
Estão corretas:
I, II e III.
Apenas a afirmação II.
Apenas as afirmações I e III.
Nenhuma afirmação está correta.