Na análise dos dados objetivos da realidade,
observa-se que o autor desenvolveu sua linha de
raciocínio por um viés que deve corresponder aos
princípios ideológicos que fundamentam o seu
discurso. Este viés pode ser interpretado como:
A
a crença de que o mercado é o melhor regulador das
atividades econômicas, inclusive no que diz respeito a
políticas de remuneração dos profissionais da
educação;
B
descrença no poder de gestão do Estado, em razão de
este encontrar-se subjugado às mazelas burocráticas
e aos interesses menores dos políticos;
C
ceticismo quanto à competência administrativa dos
responsáveis pela educação no país, em razão do
despreparo das pessoas que exercem esta função
D
uma sobrevalorização dos mecanismos instituídos
pelas teorias econômicas para explicar e justificar as
relações de poder na sociedade, a partir da visão
reguladora do mercado;
E
uma visão de que só o mercado é capaz de regular
todos os setores produtivos da sociedade, desde o
setor de carros usados até o salário dos professores do
ensino básico.