A psicomotricidade pode, igualmente, definir-se como uma educação e uma reabilitação especialmente concebidas, desenhadas e implementadas para satisfazer as necessidades desenvolvimentais únicas de indivíduos normais e excepcionais, tendo em vista a realização máxima possível do seu potencial humano total.
(FONSECA, 2008, p. 09.)
Sobre a atuação do terapeuta ocupacional no desenvolvimento psicomotor infantil, assinale a afirmativa correta.
O terapeuta ocupacional, ao realizar a intervenção de crianças com transtornos psicomotores na escola, inicia a sua atuação após desenvolvida as questões motoras; assim, sanada esta etapa, o profissional entra em contato com a família explanando como irá ocorrer a intervenção, que terá como foco o desenvolvimento psicomotor.
Antes de se iniciar a intervenção, o profissional deverá realizar observação dos aspectos relevantes para compor uma intervenção nos casos de crianças com transtornos psicomotores; contudo, caso o profissional não consiga realizá-la, deve-se iniciar a intervenção o mais precoce possível, pois a criança se desenvolve muito rapidamente.
Percebe-se a importância de identificar as possíveis influências das alterações no desenvolvimento da criança, solicitando exames complementares para tal identificação, pois é a partir dessa identificação que o profissional deve propor atividades que possam contribuir para o processo de desenvolvimento psicomotor da criança.
A terapia ocupacional, quando se apropria desse saber e atua na educação psicomotora, pode contribuir utilizando diversos recursos psicomotores de estimulação aos movimentos da criança, de motivação da capacidade sensitiva e perceptiva, no descobrimento e expressão das suas capacidades, minimizando, assim, as dificuldades de aprendizagem da criança com transtorno psicomotor.