- Arquiteto - 2020
Questão 30
30
Q1412387
Arquitetura Acessibilidade
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Instituto AOCP -
Prova: Instituto AOCP - Prefeitura de Novo Hamburgo - Arquiteto

A NBR 9050/2015 define aspectos relacionados às condições de acessibilidade no meio urbano. Além disso estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando de projeto, construções, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade (inclusão), indicando especificações que visam proporcionar, à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade, a utilização segura do ambiente ou equipamento. Sobre a NBR 9050/2015, assinale a alternativa correta.

A

São considerados degraus desníveis maiores do que 20mm, sendo que, se forem menores do que isso, a partir de 5mm, necessitam de tratamento especial se estiverem em uma rota acessível.

B

No caso das rampas, a inclinação limite de 8,33% aplica-se a todas as rampas, sendo o desnível máximo alcançado por cada segmento de rampa de 1,50m.

C

Os parâmetros antropométricos definem as medidas referenciais, como módulos de referência, espaços para circulação e manobras. Nesses parâmetros, define-se que, para transposição das portas, podemos ter passagens com o mínimo de 0,90m.

D

Em novas edificações, tanto no deslocamento em linha reta, quanto quando há um deslocamento com uma curva de 90º, deve-se respeitar uma circulação mínima de 0,90m.

E

A NBR define o tamanho mínimo do banheiro acessível, sendo que este deve ter, no mínimo, 1,50 x 1,70.