Imagem de fundo

No Brasil, dentre as carências nutricionais mais importantes estão a desnutrição energé...

Questão 1

1
Q83554
Teclas de Atalhos
Compartilhar

No Brasil, dentre as carências nutricionais mais importantes estão a desnutrição energético protéica (DEP), a anemia e a hipovitaminose A, que acomete os indivíduos em diversas faixas etárias e comprometem principalmente o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Com relação a essas carências nutricionais, marque a alternativa correta.

I. O marasmo e o kwashiokor configuram as formas clínicas mais avançadas da DEP.

II. Infiltração gordurosa no fígado, aumento da proteínas séricas e redução da excreção urinária de hidroxiprolina, são alterações marcantes da DEP em crianças.

III. Substâncias como fitatos, presentes em carnes, leites e derivados, assim como os carbonatos reduzem o aproveitamento de ferro um efeito quelante e causam anemia.

IV. O tamanho, a forma e a idade das hemácias, bem como a sua carga de hemoglobina, servem para qualificar citologicamente as diferentes subcategorias de anemias.

V. A hipovitaminose A constitui um quadro de carecia específica de retinol caracterizado pela diminuição ou esgotamento das reservas hepáticas com a conseqüente redução ou desaparecimento da vitamina A circulante.

VI. Na hipovitaminose A os sinais mais típicos que predominam em relação ao olho são, cegueira noturna, arriboflavinose, xerose corneal e a ceratomalácia.

A
Somente a afirmativa I está correta.
B
Somente as afirmativas I, II e VI estão corretas.
C
As afirmativas III, IV e V estão incorretas.
D
As afirmativas II, III,V e VI estão incorretas.
E
Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.