- Terapeuta Ocupacional - 2018
Questão 32
32
Q1651785
Terapia Ocupacional Patologia dos Órgãos e Sistemas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: FUNDEP Gestão de Concursos - FUNDEP
Prova: FUNDEP - Prefeitura de Pará de Minas - Terapeuta Ocupacional

A atuação da terapia ocupacional nas desordens neuromotoras tem diferentes referenciais teóricos que sustentam a atenção na saúde das crianças.

A respeito da atuação nas desordens neuromotoras, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os aspectos clínicos à sua respectiva descrição, conforme descritos por Araújo e Galvão (In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática, 2007).


COLUNA I


1. Paralisia cerebral espástica

2. Mielomeningocele

3. Traumatismo cranioencefálico

4. Paralisia cerebral discinética


COLUNA II


( ) Resultante do trato extrapiramidal, frequentemente relacionado(a) a lesões dos gânglios da base, é caracterizada por dificuldade da criança de manter a postura, executar movimentos voluntários e coordenar os movimentos automáticos.

( ) É a maior causa de morte e morbidade por trauma na infância, produz um estado diminuído ou alteração da consciência e pode resultar no comprometimento das habilidades cognitiva, física, comportamental ou emocional da criança.

( ) A interferência na circulação e absorção do liquor gera um amento da pressão intracraniana, que pode resultar em retardo do desenvolvimento neuromotor, problemas visuais e auditivos, alterações na fala e na cognição das crianças.

( ) Devido à lesão do sistema piramidal, o tônus muscular é alterado e pode ser descrito(a) como uma síndrome clínica caracterizada por distúrbios motores e alterações posturais permanentes e de etiologia não progressiva.


Assinale a sequência CORRETA.

A

1 2 3 4

B

4 3 2 1

C

2 3 4 1

D

2 4 1 3