A respeito da função social da escola, assinale a alternativa INCORRETA.
Para Durkheim, a educação deve formar indivíduos que se adaptem à estrutura social vigente, instituindo os caminhos e normas que cada um deve seguir, tendo sempre como horizonte a instituição e manutenção da ordem social. A educação é um forte instrumento de coesão social e cabe ao estado ofertá-la e supervisioná-la.
Para Karl Marx, a educação deve ser vista como um instrumento de transformação social e não uma educação reprodutora dos valores do capital. Há uma necessidade de uma escola politécnica estabelecendo três pontos principais: o ensino geral que é o estudo da literatura, ciências, letras etc.
Para Max Weber, a educação é um modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções dentro da sociedade, sendo uma educação racional, a visão de educar está vinculada enquanto formação integral do homem, uma educação para habilitar o indivíduo para a realização de uma determinada tarefa para obtenção de dinheiro dentro de uma sociedade cada vez mais racionalizada e burocrática e estratificada.
Cabe à escola formar alunos com senso crítico, reflexivo, dependentes e conscientes de seus direitos e deveres, tendo compreensão da realidade econômica, social e política do país, sendo aptos a construir uma sociedade mais justa, tolerante às diferenças culturais, etnias culturais e religiosas etc. Passando a esse aluno a importância da inclusão não só no âmbito escolar, e sim, em toda a sociedade.
Há falta de investimentos e de capacitação de professores, e escolas sem infraestrutura adequada para o recebimento do aluno com necessidades especiais. O modelo segregado e homogêneo com muito esforço está mudando para o modelo de escola inclusiva, mesmo em escolas sem condições adequadas para receber esse aluno.