“Historicamente, o modelo tradicional de educação era configurado de modo que o professor era o detentor do saber e transmitia o conhecimento aos alunos, e estes eram apenas ouvintes passivos e tinham o trabalho de memorizar o que era ensinado. Entretanto, com as transformações sociais e o avanço da tecnologia, as formas de ensinar e aprender também se modificaram. Se antes a principal fonte de conhecimento era o professor, hoje os alunos têm acesso a uma grande quantidade de informações sozinhos”.
A respeito do papel do professor, assinale a alternativa correta.
O papel do professor como facilitador é fazer as perguntas certas, desafiando e estimulando, poucas vezes, os alunos a irem além.
O papel do professor como mentor é dar suporte e motivação, conectando as atividades exercidas com as ambições, os valores e os objetivos pessoais de cada aluno, ou seja, ele encoraja o aluno a ir atrás de seu próprio aprendizado.
O papel do professor como mediador nos processos de elaboração do conhecimento é primordial para que a educação evolua e sirva ao seu propósito social. O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento.
Ensinar bem significa repassar os conteúdos, sem levar o aluno a pensar, criticar. Percebe-se que o professor tem a responsabilidade de preparar o aluno para se tornar um cidadão passivo dentro da sociedade, apto a questionar, debater e romper paradigmas.
Numa sociedade que está sempre em transformação, o professor contribui com seu conhecimento e sua experiência, tornando o aluno crítico e criativo. Deve estar voltado ao ensino dialógico, uma vez que os seres humanos aprendem interagindo com os outros. É o processo de aprender a aprender. O professor deve provocar o aluno ativo para que este se torne um aluno paciente da ação.