Em relação as doenças respiratórias crônicas, relacione a 1 ª coluna referente às doenças com os dados epidemiológicos de prevalência e impacto citados na 2ª coluna.
1ª coluna:
1. Rinite alérgica.
2. Asma.
3. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
2ª coluna:
( ) Pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral.
( ) Embora com sintomas de menor gravidade, está entre as dez razões mais frequentes de atendimento em Atenção Primária em Saúde.
( ) Estimativas sobre a sua prevalência têm sido baseadas primariamente nas estatísticas de mortalidade, o que configura um subdiagnóstico. Ainda assim, essas estimativas mostram que a morbimortalidade está se elevando em muitas regiões. Esta doença afeta 21 O milhões de pessoas, é a quarta causa de mortalidade e representa 4,8% dos óbitos em todo o mundo.
( ) Afeta a qualidade de vida das pessoas, interferindo no período produtivo de suas vidas, podendo causar prejuízos pelo absenteísmo ao trabalho e à escola. Por ser uma doença subdiagnosticada pelos profissionais de saúde, e pelo fato de que nem todos os portadores procurem atendimento, há falta de controle dos sintomas.
( ) Acomete cerca de 300 milhões de indivíduos em todo o mundo e frequentemente está associada à rinite. A sua elevada frequência em crianças sugere aumento da prevalência geral nos próximos anos. Em 2007, foi responsável por cerca de 273 mil internações, gerando custo aproximado de R$ 98,6 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A sequência correta é:
1 - 1 - 3 - 1 - 2 .
2 - 1 - 3 - 2 - 3.
2 - 2 - 3 - 1 - 2.
1 - 1 - 2 - 1 - 2.
1 - 2 - 3 - 1 - 3.