- Engenheiro Sanitarista - 2012
Questão 50
50
Q478020
Engenharia Ambiental e Sanitária Recursos Hídricos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA - CONSULPLAN
Prova: CONSULPLAN - Prefeitura de Porto Velho - Engenheiro Sanitarista

A importância de se racionalizar o uso da água vai além das crises de abastecimento, pois as cidades sofrem também com problemas de enchentes. Assim, vem-se tornando cada vez mais necessário a adoção de tecnologias seguras que possibilitem o uso racional da água potável, principalmente através da redução per capita do consumo. Nesse sentido, a captação da água de chuva surge como uma boa alternativa. Face ao exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

A

A captação da água de chuva serve além de fonte de água como uma medida não-estrutural para drenagem urbana.

B

A área de captação é aquela onde ocorre toda a coleta da água pluvial. É um ponto crítico para o dimensionamento correto do sistema, pois a partir dele será determinada a quantidade de água possível de ser captada e aproveitada.

C

As águas de outras fontes podem ser misturadas com a água contida nas cisternas de armazenamento.

D

Os componentes de transporte de água pluvial (calhas e condutores verticais e horizontais) são fundamentais para o funcionamento correto de um sistema. Estes elementos são responsáveis pelo transporte da água do ponto de coleta (cobertura) até o ponto de armazenamento (cisterna).

E
O último componente essencial é a cisterna, onde ocorre o armazenamento da água coletada. Esse componente é o mais importante do ponto de vista econômico, sendo responsável por cerca de 50 a 60% do custo total do sistema.