- Médico Psiquiatra - 2016
Questão 54
54
Q839115
Medicina Psiquiatria
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - VUNESP
Prova: VUNESP - Prefeitura de Presidente Prudente - Médico Psiquiatra
Em relação ao tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em crianças, é correto afirmar:
A
o tratamento de TOC em crianças alcança maior resultado se a criança receber um psicofármaco assim que os sintomas tiverem início, independentemente da gravidade dos sintomas. Deve-se iniciar fluoxetina como primeira escolha.
B
a terapia familiar sistêmica é a intervenção que tem comprovadamente mais eficácia na redução de sintomas de TOC em crianças, principalmente nas com idade acima de 7 anos.
C
a medicação de primeira escolha para tratamento de TOC em crianças é a risperidona. Ela deve ser iniciada conjuntamente com a terapia cognitivo-comportamental individual.
D
o tratamento do TOC em crianças deve ser iniciado com terapia cognitivo-comportamental para casos leves e moderados, deixando a combinação de TCC e farmacoterapia para casos graves, com risco de suicídio ou comorbidade com depressão.
E
estudos demonstraram que para o sucesso do tratamento de TOC na infância é necessária a participação dos familiares no tratamento. Quanto maior a idade da criança mais importante se torna a inclusão dos familiares. Deve-se evitar incluir os profissionais da escola da criança, como professores, para evitar exposição da criança.