Historicamente, o desenvolvimento educacional para a pessoa com deficiência era fundamentado no ensino de trabalhos manuais, na tentativa de garantir-lhes meios de subsistência e isentar o Estado de uma futura dependência desses cidadãos. Os alunos com desenvolvimento atípico eram segregados em diferentes salas de aula para evitar interferências no ritmo de aprendizado dos demais alunos. Um dos aspectos da evolução história do processo de educação para pessoas com deficiência, no início do século XX, foi o(a):
criação da Coordenação Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência (CORDE), que visou a construção de aspectos relacionados à minimização da participação dos deficientes em suas próprias decisões
criação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), como um marco histórico, por ser o primeiro órgão federal voltado para a legitimação do fim das classes especiais
discurso pedagógico da época que ressaltou o processo de integração da pessoa com deficiência, inserindo-as mais efetivamente no cotidiano dos considerados normais
fim do processo de inclusão, na década de 1950, como um marco no desenvolvimento da educação para pessoas com deficiência