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Os principais tipos de suspensões utilizadas em caminhões são os sistemas de suspensão ...

Questão 21

Os principais tipos de suspensões utilizadas em caminhões são os sistemas de suspensão por molas, que são os elementos mais comuns nas suspensões destes automóveis. O sistema de suspensão por molas apresenta várias formas de construção, empregadas conforme determinações do projeto geral do veículo e divide-se em vários tipos distintos. Sobre o tema analise os itens abaixo:


I. MOLAS HELICOIDAIS são aquelas fabricadas em arame de aço especial. Enrolada em forma de espiral, são normalmente empregadas em suspensões dianteiras de veículos com suspensão independente, e são utilizadas para baixa capacidade de carga.

II. MOLAS SEMI-ELÍPITCAS são confeccionadas em barras de aço, é uma mola especial, de perfil constante, tratado e moldado em formato de uma semi-elipse, é o tipo mais comum de mola usado na suspensão de caminhões. Aplica-se apenas na parte traseira do veículo, em geral em conjuntos de várias lâminas, chamados de “feixe de molas”.

III. FEIXE DE MOLAS consiste na superposição de diversas lâminas, mantidas agrupadas por um parafuso central e abraçadeiras espaçadas em cada lado. As extremidades da folha superior são moldadas em formato de um olhal. A extremidade dianteira é a parte fixa do feixe e está presa ao quadro do chassi por meio de um suporte. A outra extremidade é livre para permitir a movimentação para frente e para trás, pois o comprimento da mola carregada é maior do que descarregada. Isto é possível através de um suporte apropriado, no qual a extremidade livre da mola pode se mover por uma barra móvel colocada entre a mola e o suporte. Esse suporte recebe o nome de jumelo.

IV. MOLAS PARABÓLICAS são lâminas forjadas, com perfil em forma de parábola. Apresentam grande resistência à flexão em função de secção variável, de menor espessura nas extremidades, aumentando gradativamente em direção a área de apoio sobre o eixo. Ao contrário das molas semi-elíptcas, possuem distribuição uniforme dos esforços em toda a extensão da lâmina, eliminando as situações de concentração de tensões causadas pela aplicação de carga.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

A
I está incorreto.
B
II está incorreto.
C
III está incorreto.
D
IV está incorreto.