Imagem de fundo

O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japão na madrugad...

Questão 36

O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japão na madrugada do dia 11 de março de 2011 provocaram danos na usina nuclear de Fukushima, localizada na região nordeste da ilha. Os níveis de radiação no entorno da usina superaram em oito vezes o limite de segurança, e medidas de emergência foram adotadas imediatamente, conforme figura a seguir.

Usina Nuclear de Fukushima Daiichi

2011: cidades no raio de 20 km da usina nuclear evacuadas como “zona proibida”

Ordem de evacuação

Evacuação planejada

Preparação de evacuação de emergência

(Folha de S.Paulo, 11 mar. 2021. Adaptado)

As medidas de emergência adotadas se devem ao fato de que a radiação emitida pela usina de Fukushima é do tipo

A

ionizante, também emitida por fontes naturais como a radiação cósmica e determinados minérios presentes nas rochas e no solo. A exposição a esse tipo de radiação pode provocar câncer.

B

ionizante, também emitida por equipamentos como forno de micro-ondas e tomógrafos. A exposição a esse tipo de radiação pode provocar danos ao DNA.

C

não ionizante, também emitida por radionuclídeos que podem ser incorporados pela inalação de partículas em suspensão ou pela ingestão de alimentos que concentram esses materiais radioativos. A exposição a esse tipo de radiação pode provocar lesões celulares.

D

não ionizante, também emitidas por irradiadores com radioisótopos largamente utilizados para a preservação de alimentos, e o retardamento do amadurecimento de frutas. A exposição a esse tipo de radiação pode provocar problemas imunológicos.

E

não ionizante, também emitidas por equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia. A exposição a esse tipo de radiação pode provocar alterações nas células sanguíneas.