Imagem de fundo

Rego (in: Aquino, 1996) analisa o tema da indisciplina na escola, com base na teoria vy...

Questão 18

Rego (in: Aquino, 1996) analisa o tema da indisciplina na escola, com base na teoria vygotskiana, considerando a existência de regras e normas na unidade escolar como orientadoras para o funcionamento e para a convivência entre os usuários dessa instituição. É correto afirmar que, a autora afirma e defende que a indisciplina na escola

A

é resultado de desajustes emocionais de estudantes e o reflexo da violência social, muitos dos quais são pobres e têm pais permissivos, que não acreditam mais na escola como oportunidade social e espaço de respeito à autoridade.

B

é um tema amplamente abordado em diversos estudos, os quais concluem que “indisciplina” é um conceito uniforme e um fenômeno universal, devido as regras e normas de funcionamento antiquadas das escolas.

C

é compreendida como uma atitude de desrespeito e intolerância aos acordos firmados, ao passo que a disciplina é compreendida como resultado (ainda que não exclusivo) das práticas educativas na escola.

D

é um problema atual que deve ser combatido de modo enérgico em prol da disciplina, a qual se define como obediência incondicional a um conjunto de prescrições que funciona como pré-requisito para aprendizagem na escola.

E

acontece de modo recorrente e desafiador, pois alguns alunos questionam sobre a matéria, ficam inquietos, perguntam e se movimentam pela sala, o que é natural na infância e na adolescência da sociedade atual.