Cada sítio possui um ecossistema natural que, em maior ou menor grau, é alterado quando sobre ele se faz um assentamento urbano. Portanto, é importante analisar cuidadosamente as características do sítio, a fim de planejar as intervenções, de forma a obter ou manter a qualidade físico-ambiental das cidades.
Sobre a análise e o planejamento do sítio, assinale a afirmativa correta.
Os sítios que apresentam declividades acima de 8% devem ser evitados para assentamentos urbanos, porque, devido às dificuldades de drenagem superficial, devem ocorrer alagamentos frequentes.
Ruas paralelas às curvas de nível, do ponto de vista da ventilação, não são recomendáveis, porque as edificações criam uma barreira ao ciclo diário das brisas do vale e da montanha.
O melhor traçado urbano para os terrenos acidentados é o geométrico, propondo-se movimentação de terra para dar maior uniformidade ao relevo do terreno.
A grande movimentação de terra permite criar sítios com topografia totalmente artificial, sendo essa uma opção mais econômica em relação aos assentamentos que respeitam a topografia natural.
As ruas devem ter a menor declividade possível, sendo, então, preferível projetá-las paralelas às curvas de nível.