- Analista de Planejamento, Infraestrutura e Obras Públicas Municipais - Arquitetura - 2019
Questão 50
50
Q1097677
Arquitetura Urbanismo
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação Getúlio Vargas - FGV
Prova: FGV - Prefeitura de Salvador - Analista de Planejamento, Infraestrutura e Obras Públicas Municipais - Arquitetura

Cada sítio possui um ecossistema natural que, em maior ou menor grau, é alterado quando sobre ele se faz um assentamento urbano. Portanto, é importante analisar cuidadosamente as características do sítio, a fim de planejar as intervenções, de forma a obter ou manter a qualidade físico-ambiental das cidades.

Sobre a análise e o planejamento do sítio, assinale a afirmativa correta.

A

Os sítios que apresentam declividades acima de 8% devem ser evitados para assentamentos urbanos, porque, devido às dificuldades de drenagem superficial, devem ocorrer alagamentos frequentes.

B

Ruas paralelas às curvas de nível, do ponto de vista da ventilação, não são recomendáveis, porque as edificações criam uma barreira ao ciclo diário das brisas do vale e da montanha.

C

O melhor traçado urbano para os terrenos acidentados é o geométrico, propondo-se movimentação de terra para dar maior uniformidade ao relevo do terreno.

D

A grande movimentação de terra permite criar sítios com topografia totalmente artificial, sendo essa uma opção mais econômica em relação aos assentamentos que respeitam a topografia natural.

E

As ruas devem ter a menor declividade possível, sendo, então, preferível projetá-las paralelas às curvas de nível.