Leia o texto a seguir.
Moacir Gadotti (2004), em seu livro “Pensamento Pedagógico Brasileiro”, menciona Demerval Saviani, outro pesquisador que fez uma importante síntese sobre as teorias pedagógicas no Brasil. “Na história da educação brasileira há a presença de quatro grandes tendências (identificadas como “concepções”): o humanismo tradicional, marcado por uma visão essencialista do homem; o humanismo moderno, com uma visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade; a concepção analítica, sem definição filosófica clara (de início, positivista e, mais tarde, tecnicista); e a concepção dialética, marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro, 8ª edição. São Paulo: Ática, 2004, p. 16.
Aquilo que conhecemos na educação brasileira como o ideário escolanovista refere-se a qual tendência ou concepção apresentada por Saviani?
O humanismo tradicional.
O humanismo moderno.
A concepção analítica.
A concepção dialética.