A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença infecciosa aguda que leva à morte, causada por um vírus. É conhecida desde a antiguidade, quando era atribuída a fenômenos sobrenaturais. O cientista Louis Pasteur conseguiu isolar o vírus em 1881, inoculando coelhos por via intracerebral, e preparou a primeira vacina antirrábica em 1884. A alternativa que inclui todos os sintomas da raiva no homem é:
Sensação de angústia, dor de cabeça, febre, mal-estar, náusea, dor de garganta e alterações de sensibilidade no local de uma ferida anterior provocada por mordedura de animal. Estes sintomas evoluem para paralisia e espasmos dos músculos de deglutição quando se tenta engolir, ocasionando expulsão violenta dos líquidos. A visão, o odor e o ruído dos líquidos que caem também provocam estes espasmos. Por isto a doença também é conhecida como hidrofobia.
Sensação de angústia, dor de cabeça, febre, mal-estar, náusea, dor de garganta e alterações de sensibilidade no local de uma ferida anterior provocada por mordedura de animal. Estes sintomas não evoluem. A visão, o odor e o ruído dos líquidos que caem também provocam estes espasmos. Por isto a doença também é conhecida como hidrofobia.
Sensação de angústia, náusea, dor de garganta e alterações de sensibilidade no local de uma ferida anterior provocada por mordedura de animal. Estes sintomas evoluem para paralisia e espasmos dos músculos de deglutição quando se tenta engolir, ocasionando expulsão violenta dos líquidos. A visão, o odor e o ruído dos líquidos que caem também provocam estes espasmos. Por isto a doença também é conhecida como hidrofobia.
Sensação de angústia, dor de cabeça, febre, mal-estar, náusea, dor de garganta e alterações de sensibilidade no local de uma ferida anterior provocada por mordedura de animal. Estes sintomas evoluem para paralisia e espasmos dos músculos de deglutição quando se tenta engolir, ocasionando expulsão violenta dos líquidos.
Sensação de angústia, dor de cabeça, febre, mal-estar, náusea, dor de garganta e alterações de sensibilidade no local de uma ferida anterior provocada por mordedura de animal.