Imagem de fundo

Ao aprender uma habilidade motora, o ser humano passa por etapas diferentes, com caract...

Questão 45

Ao aprender uma habilidade motora, o ser humano passa por etapas diferentes, com características também diferentes. O professor de Educação Física precisa conhecer e saber identificar essas fases, pois atua diretamente com elas, principalmente na iniciação esportiva, nos primeiros contatos dos alunos com a Educação Física escolar.

A esse respeito, relacione a coluna II de acordo com a coluna I, associando as fases da aprendizagem motora à sua respectiva caracterização.


COLUNA I


1. Fase cognitiva

2. Fase associativa

3. Fase autônoma


COLUNA II


( ) Os erros são em menor número e tendem a ocorrer nos detalhes das habilidades. A variabilidade diminui, e o aluno já possui a capacidade de detectar e identificar alguns de seus próprios erros.

( ) Fase marcada por um grande número de erros grosseiros. O desempenho é altamente variável, e o aluno não sabe o que fazer para haver melhoria.

( ) O aluno já consegue realizar a habilidade sem grande demanda de atenção, sendo possível realizar outra tarefa simultânea, e, além disso, já pode detectar e corrigir os próprios erros.


Assinale a sequência correta.

A

1 2 3

B

3 2 1

C

2 3 1

D

2 1 3