A mordida profunda considerada como um dos fatores etiológicos dos distúrbios da deglutição e de alterações de fala é caracterizada por
excessiva participação da musculatura perioral principalmente do lábio superior na deglutição em que acontece a anteriorização da língua.
deglutição com movimento póstero-anterior de língua, interposição de lábio inferior e participação excessiva da musculatura perioral e do músculo mentual.
deglutição com língua interposta entre as arcadas e não há contato entre os dentes anteriores de forma que a língua se interpõe nesse espaço.
língua que permanece baixa no assoalho da boca e anteriorizada durante a posição habitual e a deglutição acontece com projeção de língua.
diminuição da altura vertical do terço inferior da face levando a língua a ficar apertada dentro da cavidade oral e interfere no posicionamento da língua durante o repouso.