Tendo em vista que as alterações dos usos e da cobertura do solo na Amazônia maranhense...

Questão 51

51
Q842042
Geografia Meio Ambiente
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Prova: CESPE/CEBRASPE - Prefeitura de São Luís - Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Geografia - 2017
Tendo em vista que as alterações dos usos e da cobertura do solo na Amazônia maranhense foram marcadas historicamente pela acelerada expansão do desmatamento para fins de implantação de toda logística para a manutenção do agronegócio, e que esse contexto impulsionou o surgimento de grandes processos erosivos e de assoreamento de diversos cursos d’água da região, assinale a opção correta.
A
O assoreamento reduz o volume das lâminas d’água e as torna mais claras e aquecidas, o que aumenta a ação fotossintética das algas e promove a eutroficação.
B
A colmatação é consequência do processo de assoreamento e leva ao estreitamento do curso de água e ao aumento da força das correntes.
C
A ocupação desordenada das áreas de preservação de rios promove redução no escoamento superficial das águas, o que contribui para a formação de processos erosivos.
D
Processos de assoreamento são inerentemente relacionados a processos erosivos, uma vez que destes resultam sedimentos que, transportados pela correnteza, se depositam no leito dos rios.
E
O desmatamento das áreas de preservação dos rios promove aumento da lixiviação dos solos, que é causa de assoreamento e de redução da qualidade da água.