A respeito dos exames radiológicos do abdômen, assinale a alternativa correta.
Para referência topográfica, são cinco os pontos específicos e palpáveis importantes para o posicionamento do abdome ou a localização dos órgãos nele contidos.
O exame mais comum é uma anteroposterior (AP) do abdome em decúbito dorsal, com contraste, também chamado de RUB (rins, ureteres e bexiga).
Uma série de “duas incidências” ou de “três incidências”, em que são realizadas radiografias abdominais em posições diferentes, podendo demonstrar níveis de ar-líquido ou ar livre, ou ambos, dentro da cavidade abdominal são denominadas “Incidências de Emergência ”.
Condições abdominais tais como obstrução do intestino, perfurações envolvendo ar intraperitoneal (ar encontrado fora do trato digestivo), excesso de fluido no abdome ou uma possível massa intra-abdominal podem desencadear certas condições agudas ou de emergência. Estes casos demandam o que é geralmente conhecido como uma “rotina do abdome agudo”.
A cavidade abdominopélvica pode também ser dividida em quatro regiões através do uso de um plano horizontal de um plano vertical. O plano horizontal é o plano transpilórico e o plano vertical é o transtubercular.