Analise as explicações fornecidas para o emprego das vírgulas em destaque no fragmento abaixo transcrito e, em seguida, assinale a alternativa que NÃO apresenta a correta explicação para os usos.
“O rio (,)1 que nós chamamos de Watu (,)2 nosso avô(,)3 é uma pessoa, não um recurso(,)4 como dizem os economistas. Ele não é algo de que alguém possa se apropriar”, explica o líder indígena Ailton Krenak. O Watu (,)5 esse rio que sustentou a nossa vida até agora(,)6 foi coberto por um material tóxico (,)7 o que nos deixou órfãos e nos colocou na real condição de um mundo que acabou”(,)8 diz ele.
As vírgulas sinalizadas em (1) e (3) são empregadas conjuntamente para isolar duas informações intercaladas – a oração adjetiva explicativa “que nós chamamos de watu”., a que se segue um posto ” nosso avô ”, relativo ao nome “Watu”.
A vírgula sinalizada em (4) é usada para separar um adjunto adverbial de comparação.
As vírgulas sinalizadas em (5) e (6) são empregadas conjuntamente para isolar a informação “esse rio que sustentou a nossa vida até agora”, que funciona como aposto em relação ao nome “Watu”.
As vírgulas sinalizadas em (5) e (6) são usadas conjuntamente para isolar a informação “o que nos deixou órfãos e nos colocou na real condição de um mundo que acabou”, que funciona como aposto em relação à informação precedente.
A vírgula sinalizada em (8) é usada para separar as vozes de depoente e relator.