Imagem de fundo

As diretrizes da política nacional de saúde bucal (PNSB) foram apresentadas em 2004 e a...

Questão 29

As diretrizes da política nacional de saúde bucal (PNSB) foram apresentadas em 2004 e apontam para uma reorganização da atenção em saúde bucal, tendo o conceito do cuidado como eixo de reorientação do modelo. Assinale a alternativa CORRETA, no que tange aos princípios norteadores da PNSB:

A

Aconselha-se a maximização da hora-clínica do CD para otimizar a assistência. 75% a 85% das horas contratadas devem ser dedicadas à assistência. De 15% a 25% para outras atividades (planejamento, capacitação, atividades coletivas).

B

As atividades educativas e preventivas, em nível coletivo, devem ser executadas, preferencialmente pelo cirurgião-dentista, contando com a participação ativa do pessoal auxiliar.

C

A garantia do atendimento de urgência deve ser observada apenas nas unidades de pronto-atendimento, não sendo objetivo da saúde bucal na atenção básica e não devendo a esta interferir no processo.

D

Os recursos humanos devem ser adequados de acordo com a capacidade do gestor em contratar os profissionais.

E

O cirurgião-dentista não deve considerar-se co-responsável pelo enfrentamento dos fatores associados com o processo saúde-doença em cada território.