O conhecimento religioso, objeto da área de Ensino Religioso, é produzido no âmbito das diferentes áreas do conhecimento científico das Ciências Humanas e Sociais, notadamente das Ciências da Religião. Essas Ciências investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades enquanto um dos bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, da vida e da morte. De modo singular, complexo e diverso, esses fenômenos alicerçaram:
Sentidos e significados de vida pautados em uma ideia de divindade verdadeira, em torno da qual se organizou uma cosmovisão, linguagem religiosa, um saber, crenças, texto sagrado, símbolos, ritos, doutrina, tradição e princípios éticos e morais.
Os conflitos religiosos existentes no planeta.
Ações por meio das quais o povo expressa seu modo de ser como único e verdadeiro em detrimento dos demais povos e culturas.
Desconhecimento da própria cultura, ou seja, não têm conhecimento dos costumes, de danças típicas ou, muitas vezes, até conhecem, mas não se integram à cultura da sociedade em que vivem.
Distintos sentidos e significados de vida e diversas ideias de divindade(s), em torno dos quais se organizaram cosmovisões, linguagens, saberes, crenças, mitologias, narrativas, textos, símbolos, ritos, doutrinas, tradições, movimentos, práticas e princípios éticos e morais.