Palma, Oliveira e Palma (2015) reforçam que o núcleo “O movimento e a saúde” deve ser trabalhado nas aulas de Educação Física, desde a Educação Infantil até o término do Ensino Médio.
I. O núcleo “O movimento e a saúde” restringe a abordar o papel da atividade física na prevenção de doenças.
II. Este núcleo deverá abarcar as questões básicas da higiene, da saúde, qualidade de vida e da atividade física permanente.
III. São conteúdos básicos do núcleo “O movimento e a saúde”: Aptidão física, exercício físico, saúde e qualidade de vida (hábitos higiênicos e alimentares, composição corporal, hábitos posturais, doenças crônico-degenerativas); socorros de urgência; anatomia do corpo humano (sistemas locomotor, articular, esquelético, muscular); controle alimentar e reeducação alimentar; gasto energético; metabolismo corporal, ginástica e musculação na academia, corpolatria.
IV. O núcleo “O movimento e a saúde” tem como objetivo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Possibilitar o entendimento e o envolvimento da interação entre a ação motora e a saúde, destacando os benefícios que esses conhecimentos podem trazer para a melhoria da qualidade de vida.
V. Considerando a existência de um núcleo específico (O movimento e a saúde), o tema/assunto/conteúdo “saúde” não deve ser trabalhado de forma transversal ou articuladora com os demais núcleos.
Assinale a alternativa que contempla os itens corretos:
I, II e V.
I, II e III.
II, III e V.
II, III e IV.
III, IV e V.