A atmosfera é uma camada de gases com espessura entre 750 e 1000 km que envolve a superfície terrestre. Ela é mantida ao redor do planeta por meio da força da gravidade que é exercida pela Terra. Entre os gases que a compõem, predominam o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%). Apenas 1% é formado por outros gases – argônio, hélio, heônio, ozônio e dióxido de carbono – além de vapor de água. A concentração dos gases atmosféricos, no entanto, varia de acordo com a altitude, originando diferentes camadas na atmosfera. Em relação às camadas da atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:
Estratosfera – vai da troposfera até cerca de 50 km de altitude. Nela se encontra a camada de gás ozônio, responsável pela filtração dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
Exosfera – se estende da termosfera até o espaço exterior. É a camada onde, em geral, posicionam-se os satélites artificiais.
Mesosfera – se estende da estratosfera até aproximadamente 400 km. É a camada atmosférica com as temperaturas mais elevadas.
Termosfera – vai da mesosfera até cerca de 500 km de altitude. É uma camada de grande importância para a comunicação humana, porque contém grande quantidade de gases ionizados que refletem alguns tipos de ondas de rádio.