A aprendizagem ativa mais relevante é a relacionada à nossa vida, aos nossos projetos e expectativas. Se o estudante percebe que o que aprende o ajuda a viver melhor, de uma forma direta ou indireta, ele se envolve mais. O currículo, nesta perspectiva, se forma com a combinação de roteiros semi-estruturados e abertos, relacionando sempre o que consideramos socialmente importante com a vida, interesses e necessidades de cada estudante. Com base nesta afirmação relacione as colunas:
( ) integração maior entre diferentes áreas do conhecimento | 1 - o aluno aprende o básico sozinho, no seu ritmo, e o mais avançado por meio de atividades em grupo e com a supervisão de professores. Quanto mais o aluno se envolve em desafios possíveis à sua idade, melhor ele aprende. |
( ) importância do protagonismo e participação do aluno | 2 - Desenvolvimento de materiais, metodologias – e sua abrangência – intelectual, emocional, comportamental. Modelos curriculares inter e transdisciplinares mais flexíveis, com acompanhamento e avaliação contínua. |
( ) Formação inicial e continuada de professores | 3 - Currículos mais flexíveis, mais integradores, menos disciplinares. |
( ) Planejamento do ritmo das mudanças | 4 - Importância do compartilhamento de experiências, da orientação dos mais experientes, da aprendizagem por imersão e por “clínicas” com supervisão. |
A sequência CORRETA que correlaciona as colunas é:
2 - 4 - 3 - 1
1 - 2 - 3 - 4
2 - 1 - 4 - 3
4 - 1 - 3 – 3