- Técnico em Gestão de Assistência Social - Psicologia - 2016
Questão 30
30
Q818968
Psicologia Teorias da Personalidade
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA - CONSULPLAN
Prova: CONSULPLAN - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - Técnico em Gestão de Assistência Social - Psicologia

Sobre a estrutura da personalidade, as observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas; e, os modos de enfrentar situações sociais frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique; analise-os.

I. Id: contém tudo que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição – acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas; é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo quanto aos efeitos do ego e do superego.

II. Ego: parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê torna-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade.

III. Superego: última parte da estrutura que se desenvolve, não a partir do id, mas a partir do ego. É o depósito de códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observação e formação de ideias.

Estão corretas as afirmativas

A
I, II e III.
B
I e II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.