Reuven Feuerstein é pensador contemporâneo das questões ligadas à aprendizagem e à mediação do conhecimento. Define três critérios como condições para que aconteça a mediação da aprendizagem: Intencionalidade, Significados e Transcendência.
Assinale a alternativa que indica corretamente esses três critérios.
Ao ensinar uma criança a ler, o professor busca a decodificação da língua, sua compreensão, dando significado à escrita dos estudantes etornando a aula significativa e lógica.
O professor oferece condições que assegurem a recepção do estímulo por parte do estudante, e isto só ocorre se o que se oferece na interação qualificada e intencional.
Quando o aluno percebe efetivamente o significado do conteúdo ele aprende e isso basta para que a mediação ocorra.
O estudante tem que ter uma atitude de reciprocidade, de presença, de retorno ao mediador quanto à sua própria aprendizagem. E o professor, ao incentivar essa atitude, media a aprendizagem.
Reuven Feuerstein entende que a prática pedagógica tem que deixar claro o que se deseja ensinar. Que durante as explicações os estudantes ampliem seus conhecimentos para além do conteúdo e que construam um significado a partir do que foi explicado.