A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. Diante do exposto e considerando as tendências pedagógicas, conforme a proposta de classificação de Libâneo (1986), que sustentam os pressupostos de aprendizagem na educação do Brasil – a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Historicamente, a concepção de educação liberal teve início com a consolidação da pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da classe burguesa, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada Escola Nova ou Ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.
( ) A Escola Nova é uma das correntes mais conhecidas da pedagogia renovada progressista e John Dewey é um de seus autores mais conhecidos. Ele propôs a educação pela ação “aprender fazendo”, em que o conhecimento não tem um fim em si mesmo, devendo ser direcionado para a experiência.
( ) A Pedagogia Liberal Tecnicista teve como fonte de inspiração as teorias behavioristas da aprendizagem, desenvolvidas por diversos autores e que se destaca Skinner. A prática pedagógica revela-se extremamente controlada e dirigida, com atividades mecânicas no âmbito de uma proposta educacional rígida e passível de ser programada em detalhes pormenorizados.
( ) Paulo Freire surge como inspirador e mentor da Tendência Progressista Libertadora. Para ele, a educação se relaciona dialeticamente com a sociedade, questionando, concretamente, a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, constituindo-se em um importante instrumento no processo de transformação da mesma. Nessa concepção, o homem é considerado um ser localizado num mundo material, concreto, econômico, social e ideologicamente determinado.
( ) A Pedagogia Renovada não-diretiva inclui várias correntes que assumem como eixo central a valorização da educação enquanto espaço de fomento, no indivíduo, das condições para a resolução por si própria dos seus problemas do cotidiano, não se limitando a uma postura simplesmente contemplativa. O foco da atividade escolar deixa de ser o ensino pelo professor e os conteúdos disciplinares, para passar a ser o processo de “aprender a aprender” do estudante, enquanto ser ativo e curioso.
A sequência está correta em
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, V, F.