Imagem de fundo

A geometria, sendo a parte gráfica da matemática, encontra-se, na maioria das propostas...

Questão 31

A geometria, sendo a parte gráfica da matemática, encontra-se, na maioria das propostas curriculares das escolas, dentro da área de matemática, como um dos últimos tópicos a serem ensinados. Quando é vista na escola, poucos são os professores que dão ao seu ensino uma abordagem gráfica, trazendo à tona o desenho, e poucos são os que evidenciam seu aspecto lúdico e, por isso, inesquecível. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

A

A geometria no ensino fundamental, muitas vezes, fica sendo mais uma abordagem teórica, bastante algebrizada, prosseguindo, assim, pelo ensino médio que, da mesma forma, reproduz o modelo teórico, até ser evidenciada pelos programas dos vestibulares das universidades.

B

A escola deve oferecer à criança situações em que ela entre em contato (mesmo que inicialmente de modo apenas sensorial) com alguns tipos de objeto, seja tridimensional ou seja bidimensional, excluindo objetos lineares ou unidimensionais.

C

O estudo da geometria na escola pode protagonizar os conceitos da geometria sob um olhar do próprio aluno no espaço. Esse estudo pode contemplar a necessidade de conhecimento do espaço, conceituando localização de um ponto no espaço e suas representações.

D

O sucesso para solucionar grande parte dos problemas cotidianos depende da nossa capacidade de nos orientar e da facilidade com que estabelecemos relações entre os objetos. A área que trata destes assuntos é a geometria e, por isso, é importante estudá-la.

E

O nosso corpo permite organizar as relações com o espaço e com as outras pessoas e objetos, podendo, ainda, conceituar as ideias de comprimento nas distâncias, áreas dos corpos e de objetos, etc. Os conceitos de massa na estrutura do corpo, a forma dos objetos, seu peso são derivadas do estudo da capacidade de objeto.