“Atualmente, o Brasil ocupa o décimo lugar no ranking de faturamento do e-commerce mundial. É o único país da América Latina que figura entre os dez primeiros, com 4,1% do total de vendas do varejo em geral do país. Com base nessa tendência, nota-se que a web funciona como veículo principal de acesso e venda de determinados produtos, ou como canal complementar de redes tradicionais.”
(R. TURCHI. S. Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce.)
Sobre a plataforma de e-commerce, assinale a afirmativa INCORRETA.
É indispensável que a plataforma seja compatível com soluções de gestão de meios de pagamento e controle a fraudes.
O empreendedor deve buscar uma ferramenta que possibilite integração com os sistemas das lojas física e virtual, como o Enterprise Resource Planning (ERP).
Para as empresas que ingressam no e-commerce, criar canais de contato on-line, como e-mail e chat, é essencial e suficiente para atendimento aos clientes, visto que, ao comprar pela internet, já demonstra familiaridade com o meio digital.
Outro ponto importante para o lojista no comércio eletrônico é a definição do preço dos produtos, além da adequação das formas de pagamento – pois, na web, existe um padrão que deve ser seguido, que é o parcelamento em várias vezes.